O princípio de universalidade reafirma o que já foi previsto na Constituição de 1988, que a saúde é um direito de todos e dever do poder público; é a garantia de atenção à saúde de todos os cidadãos. No SUS, a universalidade supõe:
Alternativas
Alternativa 1:
a necessidade do serviço de saúde apresentar-se resolutivo até o nível de sua competência para aquilo que é proposto
Alternativa 2:
que a organização do sistema de saúde deve acontecer em níveis crescentes de complexidade, considerando as características específicas de cada área geográfica e de cada cliente
Alternativa 3:
a necessidade de diminuir as desigualdades, sejam elas sociais e/ou econômicas, muito presentes em nosso país quando, por exemplo, comparamos diferentes regiões.
Alternativa 4:
atender as necessidades específicas de cada indivíduo ou grupo de pessoas, de modo a garantir e promover ações de prevenção, promoção, assistência e reabilitação.
Alternativa 5:
que todos os brasileiros tenham acesso igualitário aos serviços de saúde e respectivas ações, sem qualquer barreira de natureza legal, econômica, física ou cultural
Respostas
respondido por:
0
A alternativa correta é a 5.
No Sistema Único de Saúde (SUS), o Princípio da Universalidade evidencia que os serviços de saúde estão disponíveis para todas as pessoas que vivem no Brasil, independentemente de qualquer tipo de diferença, seja ela social (ricos e pobres), política ou religiosa.
A fundamentação legal pode ser encontrada no Art. 7º da Lei Nº 8.080 (1990) ou Lei do SUS, como é popularmente conhecida pelos profissionais da saúde.
Sonhe, mas trabalhe duro!
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
Manter a Saúde, prevenindo doenças.
O SUS foi escrito (feito) em 1988.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás