Respostas
No mundo atual muito se fala em economia de energia e reciclagem, mas o que pouca gente sabe é que para ter um planeta melhor essas duas expressões tem que sair do papel e fazer parte de nossa realidade.
Juntamente com a reciclagem,ocorre economia de energia e de matéria-prima. Quando você recicla papel acaba economizando celulose (matéria-prima do papel); 50 kg de papel reciclado evitam o corte de uma árvore de 7 anos. Cada tonelada de papel reciclado podem substituir o plantio de até 350 m2 de monocultura de eucalipto e uma tonelada de papel reciclado economiza 20 mil litros de água e 1.200 litros de óleo combustível.
Ao reciclar de 1 kg de vidro quebrado (cacos) gera 1 kg de vidro novo, economizando 1,3 kg de matérias-primas (minérios), a cada 10% de utilização de cacos há uma economia de 2,9% de energia. A reciclagem de vidro aumenta a vida útil dos aterros sanitários e poupa a extração de minérios como areia, barrilha, calcário, feldspato etc, e também diminui a emissão de gases poluidores pelas fábricas.
A reciclagem de alumínio economiza 95% da energia que seria usada para produzir alumínio primário. Uma única latinha de alumínio reciclada economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado por até três horas. A cada quilo de alumínio reciclado, 5 kg de bauxita (minério com que se produz o alumínio) são poupados.