A Vale S.A. decidiu cortar 10% de sua produção anual de minério por até três anos para acabar de vez com dez barragens similares às de Mariana (rompida em 2015) e de Brumadinho (rompida em 25/01/2019), pois o modelo dessas barragens é considerado o mais barato e inseguro. As três formas de montar uma barragem no Brasil são: a montante, a jusante e por linha de centro.
Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2019. (Adaptado).
Cosiderando o conteúdo apresentado na matéria supracitada, bem como o conteúdo estudado na disciplina, associe as duas colunas, relacionando os tipos de barragens de rejeitos da mineração com sua respectiva descrição.
(1) A montante ( ) É erguida por meio de degraus, que ficam sobre os rejeitos de minério, sendo considerada a mais barata e o menos segura.
(2) A jusante ( ) Cresce para a direção da corrente dos resíduos, formando uma espécie de pirâmide com alteamentos erguidos a partir da barreira inicial, sendo considerado esse método mais caro e que ocupa mais espaço.
(3) Por linha de centro ( ) Os degraus da barragem são erguidos uns por cima dos outros, seguindo uma linha de centro vertical. Alguns ficam acima dos resíduos, outros sobre a barreira inicial.
A sequência correta desta classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
1, 2, 3.
Alternativa 2:
1, 3, 2.
Alternativa 3:
2, 3, 1.
Alternativa 4:
3, 1, 2.
Alternativa 5:
3, 2, 1.
Respostas
(1) É erguida por meio de degraus, que ficam sobre os rejeitos de minério, sendo considerada a mais barata e o menos segura.
(2) Cresce para a direção da corrente dos resíduos, formando uma espécie de pirâmide com alteamentos erguidos a partir da barreira inicial, sendo considerado esse método mais caro e que ocupa mais espaço.
(3) Os degraus da barragem são erguidos uns por cima dos outros, seguindo uma linha de centro vertical. Alguns ficam acima dos resíduos, outros sobre a barreira inicial.
A construção de barragens é importante para as grande mineradoras, mas a falta de investimento em obras seguras fazem com que crimes como os de Mariana e de Brumadinho se repitam cada vez mais ao longo dos anos.
Como o Brasil tem épocas de chuvas torrenciais, as águas tendem a fazer com que haja os mais diversos tipos de problemas, causando o rompimento das barragens. a diminuição da produção é uma resposta positiva, mas o modelo aplicado pela Vale precisa ser totalmente alterado.