• Matéria: História
  • Autor: Judite711
  • Perguntado 9 anos atrás

04. (CESGRANRIO) O período regencial que se iniciou em 1831teve no Ato Adicional de 1834 um alento de abertura e um ensaio de um regime menos centralizado. Para os monarquistas conservadores, a Regência foi uma “verdadeira” República, que mostrou sua ineficiência. Tal período é caracterizado como sendo de crise. Segundo o texto, pode-se dizer que a crise ocorreu porque:
a. a) a descentralização de um desejo antigo dos conservadores;
b. b) a centralização “encarnava” bem o espírito republicano;
c. c) a partilha do poder não se coadunava com o espírito republicano;
d. d) a descentralização provocou a reação dos meios conservadores;
e. e) a descentralização se opunha aos princípios liberais.

Respostas

respondido por: bialindabia123
21

Resposta:

d)

Explicação:

O Ato Adicional de 1834 provocou uma certa descentralização do poder, fato que causou imediata reação da elite conservadora e conduziu ao chamado Golpe da Maioridade.

respondido por: vIkeda
2

Sabendo sobre o Período Regencial e o Ato Adicional de 1834, pode-se afirmar que a partir da descentralização do poder, gerou-se reações de parcelas mais conservadoras, promovendo a crise citada no enunciado.

O que foi o Ato Adicional de 1834?

O Ato Adicional de 1834 pode ser sintetizado em uma medida de descentralização do poder, que tinha como objetivo reduzir os atritos entre o grupo conservador e o liberal. Ao ser implementada, a elite conservadora reagiu imediatamente conduzindo ao que viria ser chamado o "Golpe da Maioridade".

Saiba mais sobre o Ato Adicional de 1834 em: brainly.com.br/tarefa/28845324

#SPJ3

Anexos:
Perguntas similares