Leia os versos da música de Moreira da Silva com o título Burocracia:
Eu quis trocar a fechadura do barraco
O meu trinco estava fraco, dando sopa pra ladrão
Mas me disseram pra trocar a fechadura
É preciso a Prefeitura dar licença ao cidadão
Em vista disso redigi meu petitório
E juntei o papelório que exigiam no guichê
Folha corrida, certidão de casamento
De batismo e nascimento, reservista, IAPC
Desde esse dia meu processo sobe e desce
Ora some, ora aparece
Ninguém sabe, ninguém vê
Já levou multa
Já desceu inteligência
Já perdi a paciência
Mas não chega no GP
Gastei dez solas de andar, isso é merreca
Mas despacho mesmo, neca
Ninguém ata, nem desata
E o resultado é que o trinco estava fraco
Deu ladrão no meu barraco
Carregou minha mulata
Na letra da música observamos uma crítica negativa quanto a burocracia. Considerando a visão proposta de burocracia proposta por Max Weber, podemos avaliar como correta a alternativa:
O problema vivenciado pelo cidadão junto ao poder público comprova, de forma clara, que é importante não seguir normas e formalidades propostas pelo pensamento da teoria burocrática.
O lado negativo apresentado na música e que obriga o indivíduo comprovar diversos documentos simboliza o quanto a burocracia constitui uma forma prejudicial nas organizações formalmente estruturadas.
Apesar do peso negativo proposto na música, podemos considerar que a burocracia busca o respeito e subordinação às normas como instrumentos fundamentais em grandes organizações.
A crítica apresentada na letra da música não corresponde ao que é conhecido e comentado sobre a burocracia, pois a visão da burocracia nunca foi sinônimo de ineficiência.
A burocracia é uma característica presente somente em órgãos públicos, causando problemas semelhantes ao que o personagem da letra vivenciou e promovendo falta de profissionalismo nas organizações.
Respostas
Resposta correta é a: Apesar do peso negativo proposto na música, podemos considerar que a burocracia busca o respeito e subordinação às normas como instrumentos fundamentais em grandes organizações.
O problema vivenciado pelo cidadão junto ao poder público comprova, de forma clara, que é importante não seguir normas e formalidades propostas pelo pensamento da teoria burocrática. Incorreta, as normas e formalidades junto ao poder público são necessários para trazer padronização na interpretação e disciplina.
O lado negativo apresentado na música e que obriga o indivíduo comprovar diversos documentos simboliza o quanto a burocracia constitui uma forma prejudicial nas organizações formalmente estruturadas. Incorreta, segundo Weber, a burocracia nas organizações formalmente estruturadas é necessária para gerar eficiência nos processos, devido a seu caráter legal, divisão de tarefas, rotinas e procedimentos padronizados, etc.
A crítica apresentada na letra da música não corresponde ao que é conhecido e comentado sobre a burocracia, pois a visão da burocracia nunca foi sinônimo de ineficiência. Incorreto, apesar dos esforços de Weber em defender a teoria como eficaz, a burocracia é vista como sistema ineficiente, de morosidade e soluções lentas.
A burocracia é uma característica presente somente em órgãos públicos, causando problemas semelhantes ao que o personagem da letra vivenciou e promovendo falta de profissionalismo nas organizações. Incorreto, há empresas de economia mista por exemplo que adotam diretrizes consideradas burocráticas, tais como formalidades, normas a serem seguidas pelos empregados, além de definição e formalização de cargos/funções.
Bons estudos!