• Matéria: Português
  • Autor: UniTBN
  • Perguntado 7 anos atrás

4)
Leia o trecho a seguir:

Pode-se dizer que durante muito tempo em África vigorou a chamada literatura colonial. Esse tipo de literatura era escrita, na maioria das vezes, por portugueses de torna-viagem e apresentava uma visão eurocêntrica dos povos e da cultura dos países invadidos.

Levando em consideração a literatura colonial em África, analise as afirmativas a seguir:

I) A literatura colonial produzida nos países africanos assemelha-se à literatura colonial produzida no Brasil, tendo como intuito catequizar os nativos ao catolicismo e descrever as riquezas das terras invadidas.

II) A literatura colonial produzida nos países africanos possuem, na maioria das vezes, a perspectiva do europeu, tendo como personagens principais brancos colonos ou viajantes. Os negros quando surgiam nessas narrativas eram mostrados de modo folclórico e superficial.

III) A literatura colonial dos países africanos, assim como à produzida no Brasil, foi amplamente difundida por meio de cartas à Coroa portuguesa e elevava o branco à categoria de herói mítico e redentor dos povos das terras invadidas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
apenas em II e III.

b)
apenas em III.

c)
apenas em II.

d)
apenas em I.

e)
I, II e III.

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
1

a)  apenas em II e III.

A literatura colonial foi usada para mostrar que o homem europeu era o centro do mundo, diferentemente do homem africano.

Em muitos textos, quando o homem africano aparecia era por conta de alguns 'acidentes', pois o intuito não era falar dos mesmos, mas sim sobre os europeus.

Vale destacar que os homens africanos sempre apareciam -quando apareciam- eram com características de animalização.

A literaturas africanas surgiram para mostrar a sensibilidade africana, seus principais nomes são Costa Alegre e Rui de Noronha. O primeiro era de São Tomé e o segundo de Moçambique.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares