3) Segundo Massaud Moisés (1997), o Humanismo teve início em 1418, quando Fernão Lopes foi nomeado como Guarda-Mor da Torre do Tombo. A partir desse acontecimento, a literatura Portuguesa passou a expressar-se de forma diferente. A poesia, por exemplo, ao desligar-se do formalismo trovadoresco, acabou modernizando-se, “...admitindo novos recursos estilísticos, novas formas poéticas e novos temas” (MOISÉS, 1997, p. 60).
Avalie as afirmações a seguir:
I. A literatura humanista sofreu influência greco-latina. Entre suas características estava a valorização das capacidades humanas.
ll. Em Portugal, a produção literária humanista compreende a poesia palaciana, a prosa historiográfica e o teatro leigo.
lll. A poesia palaciana fazia o uso de redondilhas, figuras de linguagem, aliterações e ambiguidades e trazia temas voltados à visão dos nobres e fidalgos. No que diz respeito ao amor, a mulher amada é tratada de forma sensual e não é tão idealizada como acontecia no trovadorismo. Os sentimentos do eu-lírico são mais aprofundados e os amantes demonstram mais intimidade. Os autores dessas composições faziam parte do povo, que almejava a vida que a nobreza levava.
IV. Petrarca, considerado o pai do Humanismo, difundiu o pensamento de que as luzes desse movimento intelectual encerrariam as trevas da idade média. Sua crítica voltou-se principalmente à instituição religiosa, que, segundo Petrarca, colaborou totalmente para a falta de busca ao conhecimento e a disseminação da irracionalidade.
A partir do texto-base acima, assinale a alternativa que traz as afirmações CORRETAS:
Alternativas:
a) I e III.
b) III e IV.
c) ll e IV.
d) ll e lll.
e) I e II.
4) As cantigas de escárnio e as cantigas de maldizer desempenham grande valor histórico, pois retratam a sociedade medieval portuguesa em diversos aspectos. Além disso, esses gêneros trovadorescos procuraram libertar-se dos modelos e convenções encontrados em outras cantigas, como as de amor e de amigo.
Classifique cada afirmação em verdadeiro (V) ou falso (F).
1) As cantigas de maldizer e de escárnio são poesias de modalidade satírica. ( )
2) Ainda que a Arte de trovar, de Conde Barcelos, não traga a definição das cantigas de escárnio e de maldizer, podemos observar nas composições a diferença entre as regras de cada gênero. A primeira é composta por críticas mais sutis, enquanto a segunda apresenta críticas mais diretas. ( )
3) O conteúdo das cantigas de maldizer e de escárnio traziam críticas aos representantes da sociedade medieval portuguesa e até mesmo alguns trovadores e jograis. ( )
4) No contexto desses gêneros trovadorescos surgem disputas entre trovadores que, por vezes, acabavam por se enfrentar pessoalmente.( )
Após analisar as afirmações acima, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) Verdadeira, verdadeira, verdadeira, falsa.
b) Verdadeira, falsa, verdadeira, verdadeira.
c) Verdadeira, falsa, verdadeira, falsa.
d) Falsa, verdadeira, falsa, verdadeira.
e) Verdadeira, verdadeira, verdadeira, verdadeira.
Respostas
respondido por:
4
QUESTÃO 4
a) Verdadeira, verdadeira, verdadeira, falsa.
Afirmativa 1 - Verdadeira
São cantigas que compõem um dos gêneros em que a Satírica galego-portuguesa está dividida.
Afirmativa 2 - Verdadeira
Cantigas de escárnio
: crítica/sátira indireta e uso de duplo sentidos
Cantigas de maldizer: criticas/sátiras diretas
Afirmativa 3 - Verdadeira
Criticavam os costumes de diversos representantes da época.
Afirmativa 4 - Falsa
A afirmativa remete a ideia de enfrentamento físico, além de pessoal, entre os trovadores. Contudo, os enfrentamentos eram feito por meio das cantigas e das críticas realizadas através delas.
Obs.: Para melhores respostas, recomenda-se que seja postada uma pergunta por vez.
Bons estudos!
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