• Matéria: Geografia
  • Autor: aalves490
  • Perguntado 7 anos atrás

biografia george gamow​

Respostas

respondido por: tamires7172Op
7

George Anthony Gamow (04/03/1904 – 19/08/1968) foi um físico russo-norte-americano. Especializou-se em Física Moderna, dando contribuições à Física Nuclear (trabalhou com tunelamento quântico e decaimento radioativo do núcleo atômico), à Cosmologia e genética.

Nasceu na cidade de Odessa, no então Império Russo, hoje na Ucrânia. Iniciou seus estudos na Universidade de Novorossiya (1922-1923) e na Universidade de Leningrado (1923-1929), onde estudou com Alexander Friedmann até a morte deste, em 1925. Trabalhou no Instituto de Física Teórica da Universidade de Copenhagen, de 1928 a 1931, tendo trabalhado também com Ernest Rutherford no Laboratório Cavendish, em Cambridge.

Em 1928, Gamow se utilizou da idéia de tunelamento quântico para solucionar a teoria do decaimento alfa. Sabemos que, na mecânica quântica, existe uma probabilidade de que a partícula possa ser emitida do núcleo atômico e escapar, apesar da grande quantidade de energia necessária para vencer o elevado potencial do átomo. Gamow encontrou um modelo para o potencial nuclear.

Mudou-se para os Estados Unidos em 1934 e, no mesmo ano, iniciou seus estudos na Universidade George Washington, onde publicou trabalhos com Edward Teller, com o físico brasileiro Mário Schenberg e com Ralph Alpher. Em 1948 publicou, juntamente com Ralph Alpher e Hans Bethe, o artigo “A Origem dos Elementos Químicos” (Physical Review, Abril 1, 1948). O trabalho ficou conhecido como a teoria “Alpher-Bethe-Gamow”.

O trabalho propôs a existência de um Universo Primordial extremamente denso e quente (T~1010K), resultado do “Estrondão” da singularidade inicial, e mostrou como os elementos leves (Hidrogênio, Deutério, Hélio e Lítio) foram formados a partir dessas condições. Com o processo de expansão e resfriamento do universo, os nêutrons livres presentes no “fluido primordial” (matéria + radiação) começaram a decair em prótons e elétrons. Posteriormente, quando a fração de fótons altamente energéticos reduziu-se suficientemente, deu-se início ao processo de captura dos nêutrons por alguns dos prótons presentes, formando átomos de Deutério ionizado. Assim, os nêutrons foram salvos do processo de decaimento e viabilizou-se a formação de Hélio, Trítio e Lítio. Nos primeiros minutos de vida, o Universo tornou-se uma verdadeira “fornalha termonuclear”, tal qual ocorre no interior das estrelas. A abundância primordial desses elementos apresenta acordo com as observações astronômicas, o que reforça a teoria. No entanto, esta falha ao explicar a formação dos elementos mais pesados a partir do processo de captura sucessiva de nêutrons, pois, além do fato de não haver núcleos estáveis com números de massa 5 e 8, o processo de expansão reduziu a freqüência de encontro das partículas. Esses elementos pesados foram sintetizados posteriormente, após o aparecimento das primeiras estrelas, conforme Fred Hoyle.

Neste trabalho, Gamow propôs também a existência da Radiação de Fundo de Microondas, interpretada como um resíduo dos estágios iniciais do Universo, quando este encontrava-se em equilíbrio termodinâmico.

Perguntas similares