Respostas
1 resposta · Ajuda para Lição de Casa
Melhor resposta
Olá Dante...
-==- Foram dois modelos diferentes de ocupação. Enquanto na Índia a estratégia foi de montagem de uma estrutura de comércio com base em feitorias (algo similar ao que ocorreu na África) e imposição da presença lusa com base na força militar, na América tivemos a montagem inicial de uma espécie de continuidade da conquista contra os muçulmanos, tendo um forte apelo religioso na conversão dos nativos. Aos poucos esse modelo cederia lugar para a colonização com base na extração do pau-brasil e mais tarde na organização da grande lavoura canavieira, característica da colônia de exploração.
-==- Milhares de anos após a chegada dos indígenas, o continente foi redescoberto pelos europeus. Foi a viagem de Cristóvão Colombo que levou à colonização européia generalizada da América e à marginalização dos seus habitantes originais. O empreendimento de Colombo ocorreu num momento histórico em que diversos avanços em técnicas de navegação e comunicação permitiram atravessar o Atlântico e posteriormente disseminar pela Europa a notícia da descoberta.
A escravidão, doenças e guerras dizimaram as populações indígenas e alteraram radicalmente a composição étnica da América. O trabalho escravo foi reforçado no continente com a importação de indivíduos africanos, no que se tornou um crescente comércio escravagista, o tráfico negreiro. As populações indígenas reduziam-se à medida que os contingentes brancos e negros cresciam rapidamente. É de notar-se, porém, que o maior número de indígenas e de casamentos interraciais na América Hispânica deu origem a populações com maior composição étnica de mestiços e indígenas nas Américas Central e do Sul.
Espero ter ajudado!!
Beijos!!