A cidade de Deus, que se apresenta como um só corpo, está, portanto, dividida em três ordens: uma reza, a outra luta e a última trabalha. Coexistentes, as três ordens não se podem desmembrar; é nos serviços prestados por uma delas que se apoia a eficácia de ação das outras duas: cada uma contribui sucessivamente para aliviar as três, e essa concatenação, embora formada de três partes, equivale a uma única.
LAON, A. Poema para o rei Roberto. História em Curso: da Antiguidade à Globalização. São Paulo/Rio de Janeiro: Editora do Brasil/FGV, 2008.
O relato do século XI é revelador da organização social medieval composta pelas ordens
a) clero, nobreza e servos.b) padres, cavaleiros e operários.c) pastores, burgueses e proletários.d) suseranos, vassalos e arrendatários.e) missionários, latifundiários e escravos.
Respostas
respondido por:
43
É correta a alternativa A.
Na sociedade medieval, organizada de acordo com a lógica do Antigo Regime, havia uma clara divisão em três estamentos.
No primeiro ficava os membros do clero, responsáveis pela "educação moral" do povo e condução da cultura. No segundo ficavam os nobres, responsáveis pela administração pública e serviço militar. No terceiro ficavam todos os demais: burgueses, camponeses e outros sujeitos, únicos a pagar impostos naquela sociedade.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás