porque a revolução cubana provocou tanta preocupação para o usa durante a guerra fria? urgente
Respostas
Depois que os revolucionários venceram a batalha, em 1 de janeiro de 1959, o governo da ilha passou a ser liderado por Fidel Castro. Cuba se tornou um país comunista, e novas medidas foram adotadas como, a nacionalização de empresas e bancos norte-americanas, reformas na política de educação e saúde e reforma agrária.
Essas novas medidas causaram uma insatisfação para os norte-americanos, o que acabou levando o presidente dos Estados Unidos John Kennedy romper as relações diplomáticas com a ilha.
Durante a Guerra Fria (1962) a União Soviética, queria enfraquecer as posições dos Estados Unidos, assegurando a instalação de uma base de mísseis em Cuba em direção ao território norte-americano, e para impedir a passagem da frota russa para a ilha, os EUA bloqueou o sistema naval de Cuba.
Tanto os Estados Unidos como a União Soviética admitiram que este confronto armado fosse trazer consequências fatais, e por isso assinaram um acordo de paz, onde a URSS se comprometeu a não instalar as bases de mísseis em Cuba e os EUA, por sua vez, prometeram não mais invadirem a ilha.