Respostas
Causas da hipertensão arterial
A principal causa de hipertensão arterial é primária, ou seja, tem origem por diversos fatores. Genética, sedentarismo, obesidade, ingestão de produtos ricos em sódio (sal de cozinha) estão correlacionados à doença. Deve-se ter especial atenção quando a pressão alta surge antes do 30 anos de idade, pois merece investigação adicional para causas secundárias como: doença renal, medicamentos, obstrução das artérias renais, doenças hormonais entre outras.
Consequências da pressão alta
A hipertensão arterial é o principal fator de risco relacionado a outras doenças. Ela é responsável por 40% dos infartos do miocárdio, 80% dos AVCs (derrames) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.
Vale destacar que a hipertensão não tem cura. Porém, graves consequências podem ser evitadas desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento para um adequado controle da pressão. Dados revelam que somente um terço dos pacientes sabe que são hipertensos e destes, apenas um terço tem controles tensionais adequados. Para quem sofre com a doença, é fundamental adotar um estilo de vida mais saudável alinhado ao tratamento prescrito pelo cardiologista