Leia o trecho a seguir:
“A subcontratação ou terceirização, como é mais conhecida, não é algo novo no Brasil. Subcontratar de terceiros era, até o final da década de 1980, uma prática ainda muito restrita às necessidades das empresas de substituir trabalhadores (em período de férias, por exemplo) ou cobrir demandas sazonais, e à atividade de segurança patrimonial. A terceirização [...] é produto das formas contemporâneas de organização do processo de trabalho, produto da empresa enxuta, desverticalizada. O novo é a amplitude das atividades que ela passa a abranger, ou seja, a dimensão que alcança na economia: de atividades meio ou extremamente periféricas como conservação, limpeza, segurança patrimonial, alimentação, a atividades centrais do processo produtivo, subcontratadas por uma gama cada vez maior de empresas.”
COSTA, M. C. Terceirização no Brasil: velhos dilemas e a necessidade de uma ordem mais includente. Cadernos Ebape.br, 2017, ISSN 1679-3951. Disponível em: . Acesso em: 13/11/2018.

A terceirização, uma das modalidades de contratação existentes no Brasil, passou por mudanças depois da Reforma Trabalhista. Assim, e considerando os conteúdos estudados no livro da disciplina, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

I. ( ) Na terceirização, há uma pessoa jurídica que contrata diretamente o trabalhador.
II. ( ) Com as mudanças recentes na legislação relativas a terceirização, as empresas podem terceirizar qualquer atividade, inclusive sua atividade-fim.
III. ( ) A terceirização no Brasil, apesar de comum no país, foi considerada legal em todos os aspectos após a aprovação em 2017 da legislação sobre o tema.
IV. ( ) O trabalhador terceirizado não possuí vínculo empregatício com a empresa contratante, entretanto, possui todos os direitos garantidos pela consolidação das leis trabalhistas.


Respostas

respondido por: winederrn
3

II, III e IV.

Na Terceirização, podemos observar que há a contratação de uma empresa terceira para executar serviços específicos em uma organização pública ou privada. Nesta dimensão, a empresa terceirizada já conta com empregados para exercer as atividades programadas.

O grande objetivo da Terceirização é gerar eficiência e diminuir os encargos trabalhistas da empresa que faz a contratação (contratante).

Lute e conquiste!

Perguntas similares