Imagine que um estranho está sentado à sua mesa. Provavelmente, você não iria até a pessoa e exigiria que ela saísse imediatamente dali porque tal comportamento rude é contrário às normas sociais na maioria das culturas. Funcionários que se consideram francos poderiam abordar o estranho diretamente, enquanto aqueles com autoconceitos diferentes ou que tiveram experiências negativas com o confronto direto provavelmente coletariam mais informações junto aos colegas antes de abordar o estranho. De acordo com essa ideia, que trata sobre autoconceito e comportamento, pode-se afirmar que: a) o que importa é a ação do dono da mesa para tê-la de volta.
b) o impulso de vínculo entre as pessoas é o que fez o dono da mesa agir cautelosamente.
c) o caso descrito está relacionado à necessidade fisiológica de Maslow.
d) o impulso de aprender não é marcante neste caso.
e) impulso, emoção e autoconceito são elementos presentes nesse caso.
Respostas
A alternativa correta da questão é a letra E:
"Impulso, emoção e autoconceito são elementos presentes nesse caso."
Na situação descrita no enunciado, foram relatadas duas diferentes formas de agir por parte dos funcionários: os mais francos e impulsivos, que não teriam dificuldades em abordar o estranho e solicitar que se retirasse daquela mesa, ou aqueles que evitam o confronto direto, procurando meios mais diplomáticos para resolver a situação.
Essa situação reflete muito a questões internas referentes ao nosso impulso, emoções, e o conceito que temos de nós mesmos, frente aos mais diversos conflitos do dia a dia.
Cada pessoa sempre reagirá de uma determinada forma a um determinado contexto, de acordo com a sua bagagem interna.
Espero ter ajudado!