Respostas
Cultura organizacional refere-se a um sistema de valores compartilhado pelos membros que difere uma organização das outras. Temos sete características básicas que conjuntamente, captam a essência da cultura de uma organização.
São elas:
1 – A inovação
2 – assunção de riscos – grau que os colaboradores são estimulados a inovar e assumir riscos.
3 – A atenção aos detalhes – Grau esperado com precisão, análise e atenção aos detalhes.
4 – A orientação para os resultados – Os dirigentes focam os resultados mais do que as técnicas e o emprego dos processos para alcançá-los.
5 – A motivação das pessoas – As tomadas de decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre os colaboradores na organização.
6 – A orientação para a equipe – As atividades de trabalho são organizadas mais em função do grupo do que dos indivíduos.
7 – A competitividade – As pessoas, em vez de afáveis e acomodadas, se apresentam competitivas e até mesmo agressivas.
É muito popular a diferenciação de uma cultura forte para uma cultura fraca.
Culturas fortes – O impacto é muito maior sobre o comportamento dos colaboradores e estão diretamente relacionadas com redução da rotatividade e as fracas são facilmente mudadas.
A cultura quando é forte, seus valores essenciais sobre a organização são intensamente acatados e compartilhados. Quantos mais membros forem aceitos e maior for o comportamento com eles, mais forte será a cultura. O resultado desse tipo de cultura é o índice baixo de rotatividade da força de trabalho.
Uma cultura forte demonstra alto grau de concordância dos membros sobre o ponto de vista da organização. É unânime a geração dos propósitos que gera coesão, lealdade e comprometimento organizacional. Com essas qualidades há uma redução e propensão dos funcionários a deixar a organização.