Texto com adaptações.

Se uma desvalorização cambial forte seria, no curto prazo, prejudicial ao desempenho da economia -pelo seu impacto negativo sobre a inflação, a taxa de juros e o crescimento -, também é verdade que a apreciação cambial já foi longe demais. E, caso não seja gradualmente revertida, a apreciação da moeda nacional poderá trazer prejuízos sérios para a economia brasileira mais adiante.

Em primeiro lugar, ao afetar negativamente as exportações em volume, contribuir para o deslocamento da produção doméstica por bens importados e desestimular os investimentos na produção de bens comercializáveis, a apreciação cambial poderá vir a ser um fator relevante de contenção da atividade econômica no futuro.

Em segundo lugar, num contexto internacional de menor crescimento da economia mundial e preços de commodities menos favoráveis do que atualmente, o câmbio apreciado poderá levar a uma piora mais rápida da balança comercial e da conta corrente do que vem sendo previsto.

E isto aumentará o risco de uma desvalorização cambial brusca mais à frente, que empurraria para cima a inflação e a taxa de juros, abortando o crescimento.

Como, segundo a estimativa mais recente do FMI, no comércio mundial deverá crescer 8% em volume neste ano, tudo indica que em 2006 as exportações brasileiras crescerão menos em quantum do que as exportações mundiais – ao contrário do que vinha acontecendo nos anos anteriores.

De acordo com o texto “Câmbio remunera a maioria dos setores”, vamos analisar as considerações a seguir:

1. Um câmbio valorizado tende a incentivar o consumo interno por produtos importados e impactar negativamente a Balança Comercial.

2. O câmbio valorizado tende a impactar negativamente novos investimentos no futuro.

3. Caso ocorra uma desvalorização brusca, poderá aumentar a inflação, pois os produtos importados ficarão mais caros. Deve-se lembrar que os produtos importados não são apenas os finais, mas os intermediários e os de capital também.

Logo teremos quantas proposições incorretas?


Escolha uma:


a. As afirmações 1 e 2

b. As afirmações 2 e 3

c. Apenas a 1


Respostas

respondido por: gracianovieira1
1
Opção correta seria D) nenhuma das alternativas!
Perguntas similares