Respostas
Na sociologia, as relações sociais absorvem um conceito complexo que trata do conjunto de interações entre os indivíduos ou grupos sociais, seja em casa, na escola, no trabalho.
Elas representam as diferentes formas de interação que ocorrem em diversos espaços sociais, podendo ocorrer de maneira natural ou através de interesses individuais.
Inicialmente, devemos atentar para uma característica muito importante dos homens: os seres humanos são seres sociais. A partir disso, a sociabilização é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, uma vez que ela integra os grupos sociais.
Ela resulta num processo de assimilação e identificação, ou seja, quando o ser humano se identifica com tal grupo fazendo parte dele.
Durante a vida desenvolvemos diversas relações sociais que são fundamentais para a evolução da sociedade e dos seres humanos. Uma vez que elas são a base para a constituição das sociedades (estrutura social), um ser humano que não desenvolve as relações sociais pode apresentar diversos problemas patológicos (depressão, isolamento social, preconceitos, etc.).
Atualmente, as relações sociais ganharam uma nova possibilidade de desenvolvimento, ou seja, através da internet e sobretudo, das redes sociais.
Compreenda melhor, leia também: O que é Sociologia?
Tipos de Relações Sociais
De acordo com o contexto que ocorrem, as relações sociais podem ser:
Formais: destituídas de relação de companheirismo e afeto entre os membros, as relações formais geralmente são passageiras desenvolvidas em diversos contextos da vida, por exemplo no trabalho.
Informais: relações duradouras e desenvolvidas por meio do afeto entre as pessoas que interagem e, portanto, é realizada por meio de uma linguagem mais coloquial, por exemplo, as relações familiares e de amizade.
Exemplos
Segue abaixo alguns exemplos de relações sociais:
Relação Familiar
Relação Cultural
Relação Pedagógica
Relações Econômica
Relação Comercial
Relação Política
Relações Religiosa
Relações Sociais de Produção: Karl Marx
Karl Marx (1818-1883) foi filósofo alemão e um dos fundadores do socialismo científico. Seus estudos contribuíram na área da sociologia, sobretudo das relações de produção estabelecida pelos homens.
Segundo ele, as relações sociais são desenvolvidas por meio das relações de trabalho, ou seja, por meio das forças produtivas e dos modos de apropriação dos meios de produção.
Nas palavras do intelectual:
“As relações sociais estão intimamente ligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo de produção, e modificando o modo de produção, o seu modo de ganhar a vida, modificam também todas as relações sociais”
Max Weber e as Relações Sociais
Max Weber (1864-1920) foi um intelectual alemão e um dos fundadores da sociologia que contribuiu para os estudos sobre as relações sociais. Segundo ele:
“Por “relação” social entendemos o comportamento reciprocamente referido quanto a seu conteúdo de sentido por uma pluralidade de agentes e que se orienta por essa referência. A relação social consiste, portanto, completa e exclusivamente na probabilidade de que se aja socialmente numa forma indicável (pelo sentido), não importando, por enquanto, em que se baseia essa probabilidade.”
De acordo com Weber, as relações sociais compõem um conjunto de ações sociais entre seus atores, sendo essencial na estrutura da sociedade. Para ele, essas relações são classificadas de duas maneiras, a saber:
Relações Sociais Comunitárias: de teor afetivo, está baseada nos sentimentos.
Relações Sociais Associativas: de teor objetivo, está baseada na razão e na união de interesses.
Explicação:
As relações sociais
Os seres humanos não conseguem viver isoladamente. No decorrer de nossas vidas, vamos desenvolvendo uma série de habilidades para nos relacionar com o mundo que nos cerca. Assim formamos o nosso jeito de ser, nos desenvolvemos intelectualmente e aprendemos a viver com outras pessoas, das quais necessitamos para concretizar nossos projetos.
A "descoberta" do mundo externo começa na família. A família é o primeiro grupo do qual cada um de nós participa. Depois, vem a escola. Esses dois grupos sociais influenciam bastante nossas vidas. Daí a importância deles na formação das pessoas.
Desde o nosso nascimento, várias pessoas passam a fazer parte de nossas vidas e com elas vamos desenvolvendo muitos tipos de relações. Relacionamo-nos por amizade, por motivos de estudo, para participar de associações de diversos tipos (moradores de um bairro ou de um condomínio; um clube), para desenvolver atividades profissionais,etc.