PERGUNTA 1 Quando se fala em burocracia, as pessoas já pensam na grande vilã das empresas, entretanto a burocracia é fundamental para a administração de empresas e necessária para organizar as atividades dentro de uma organização. Várias práticas das organizações públicas e privadas contemplam uma herança dos principais preceitos da teoria da burocracia. Por exemplo, a escolha baseada na meritocracia e competência técnica, sem interferências baseadas na pessoalidade. No setor público, todos os anos são milhares de vagas tanto no âmbito estadual, municipal ou federal. Nesse sentido, observando os principais preceitos da teoria da burocracia e sua aplicação nos dias atuais, aponte os pontos fortes e pontos fracos da sua aplicabilidade nos dias atuais.
Respostas
A Teoria da Burocracia, quando foi instituída por Max Weber, tinha o propósito de facilitar as operações e as tarefas do setor de trabalho e padronizá-las, tornando-as mais efetivas, eficazes e de melhor atendimento.
Os pontos fortes que vemos dessa Teoria, aplicada aos dias atuais, é o respeito pelas regras e pelo padrão do sistema burocrático, com vistas a garantir a ordem e o bom andamento dos processos de trabalho, bem como a meritocracia (galgar um cargo maior por meio do merecimento).
Entretanto, é imperioso constatar que hoje vemos muito mais pontos fracos da aplicação dessa teoria do que pontos fortes, tais como:
-Engessamento do sistema (apego exclusivo ao padrão);
-Lentidão nos processos;
-Mau atendimento ao cidadão que procura esses serviços;
-Baixa efetividade;
-Morosidade;
-Funcionários acomodados que não executam adequadamente as suas funções.
Devemos ressaltar que Weber desejou facilitar e padronizar as tarefas de modo a torná-la mais eficazes e, se isso acontece hoje em dia, é porque há uma deturpação no uso da teoria burocrática.
Espero ter ajudado!