• Matéria: Biologia
  • Autor: kinhojaguar
  • Perguntado 7 anos atrás

Alguem pode me ajudar nisso, eu nao entendi nada

Anexos:

Respostas

respondido por: iannonelu
1

Árvores filogenéticas tem a função de organizar e estipular ancestralidade entre organismos. No caso, a primeira árvore filogenética estipula uma relação de ancestralidade entre os animais carnívoros, e a segunda, entre os animais canídeos.

Lemos essas duas árvores filogenéticas da seguinte forma: de baixo para cima, sendo o primeiro "pontinho" ali embaixo, o ancestral comum mais primitivo, ou seja, o mais antigo. Esse ancestral deu origem a dois grupos de animais, que foram se especiando, até chegar nos dias atuais, que é o momento em que se encontram as espécies descritas nas árvores filogenéticas.

Na alternativa b), por exemplo, pergunta-se há quanto tempo cães e ursos dividiram um ancestral comum, nesse caso, precisamos analisar na árvore filogenética qual "pontinho" divide o grupo à que pertence os cães e o grupo à que pertence os ursos. Se olharmos de baixo para cima, veremos que o primeiro ponto divide os grupos dessa forma: um que vai do cão doméstico ao leão marinho, outro que vai do geneto ao guepardo, então essa divisão é mais recente e não aconteceu nesse ponto. O próximo ponto de baixo para cima divide o grupo que vai do cão doméstico a raposa do ártico, e o outro grupo, que vai dos gambás norte-americanos ao leão marinho, então, é nesse momento que ocorre a divisão entre o grupo dos cães e dos ursos, pois agora os cães estão em uma ramificação da filogenia e os ursos em outra ramificação.

Perguntas similares