Na segunda unidade (p. 62), a autora reforça algumas questões relacionadas às concepções de linguagem, já trabalhadas na primeira parte do estudo, no entanto, enfatizando a concepção Funcionalista, cuja base se estabelece, principalmente, na teoria do Círculo de Bakhtin. Tendo tais considerações como amparo, analise as afirmações a seguir:
I. O processo de interação se baseia em regras a serem obrigatoriamente seguidas para que se estabeleça a comunicação.
II. A enunciação é um ato individual que depende, apenas, da capacidade de organização lógica do pensamento e de sua exteriorização.
III. O uso da linguagem se baseia, somente, em um processo de exteriorização, ou seja, um falante transmite uma mensagem a um ouvinte, este a decodifica e a remete para o outro por meio de um canal.
IV. A linguagem, atividade humana marcada por intenções ideológicas, possibilita a interação humana.
Sobre as asserções apresentadas, assinale a alternativa correta:
Respostas
Incorreta - Incorreta - Incorreta - Correta
Afirmativa I - Incorreta
Segundo Mikhail Bakhtin, não aprendemos a língua materna através de dicionários ou manuais de gramática, mas sim com o que ouvimos e reproduzimos através da comunicação efetiva com as pessoas que nos cercam.
Afirmativa II - Incorreta
A interação através da linguagem envolve a participação de em condição de igualdade, englobando quem enuncia e o interlocutor. A enunciação é afetada pelo exterior.
Afirmativa III - Incorreta
O interlocutor, ao interpretar o que ouve, pode responder externamente (falando ou escrevendo) ou internamente (através de seus pensamentos).
Afirmativa IV - Correta
Bakhtin e o Círculo notavam que a língua sofre influências da ideologia dominante e era tanto produto quanto produtora de ideologias. A linguagem é um processo constante de interação.
Bons estudos!