Respostas
Muita gente confunde transplante de medula óssea com transplante da medula espinhal. Infelizmente, não se domina ainda a tecnologia necessária para transplantar um fragmento que seja da medula espinhal, isto é, da porção do sistema nervoso central que passa por dentro do canal localizado na coluna vertebral.
Quando se fala de transplante de medula óssea, estamos nos referindo a um procedimento clínico que possibilita retirar parte da medula alojada na cavidade interna de vários ossos, aquela parte que no esqueleto dos bovinos, por exemplo, chamamos de tutano.
A medula óssea de um doador é extraída da região pélvica posterior (quadril) por uma punção no local.
Doação de medula óssea
O procedimento para doação de medula óssea é considerado cirúrgico, portanto é feito em clínicas especializadas com internação e anestesia. Dura cerca de 90 minutos e o doador retorna suas atividades normais cerca de 5 dias após o procedimento. Outra forma para doar medula óssea é através da aférese, que consiste em extrair as células-tronco da corrente sanguínea do doador. O processo dura de 3-4 horas e é necessário tomar medicamentos específicos para estimular as células tronco durante 5 dias antes do procedimento.
Para saber mais sobre celulas tronco acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/20003531