Respostas
entaum..nesse resumo tem toda a historia, e o que precisa saber :)
Os índios do território de Ceará, os Anacés, Kariri, Inhamum, Jucá, Kanindé, Tremembé, Paicaú, Tabajara e Potyguara tinham relações com os franceses no Marahão e outros europeus antes da decisão dos Portugueses colonizá-lo. As primeiras tentativas de incluir a área no Brasil durante o século XVI fracassaram, mas no século seguinte os portugueses afinal em 1612 expulsaram os franceses. Os franceses tinham uma aliança com os índios. Dois jesuítas fizeram um mapeamento da região, mas um deles foi morto pelos índios. Os holandeses fizeram alianças com os índios e capturaram Ceará, mas em 1644 os índios atacaram os holandeses. Estes eram expulsos do Brasil em 1654 e as tribos que eram aliadas dos holandeses fugiram dos portuguese para o interior.
A cidade de Caucaia originou-se da Aldeia de Na Sa dos Prazeres de Caucaia estabelecida pelos jesuítas entre 1741 e 1759. Não sabemos as tribos que viviam lá, mas os Potiguara eram primeiro aliados dos francese e depois dos portugueses. Depois da expulsão dos jesuítas a Vila de Caucaia foi reconstruída na Nova Vila de Soure em 1759 sob a Diretoria dos Índios até 1798, quando o aldeamento foi terminado.
A colonização do litoral sofreu a resistência dos Botocudo na região da Bahia e Espirito Santo. Quando a família real se transferiu para o Brasil, Dom João aceitou o preconceito contra os índios e declarou guerra contra os Botocudo mas o resultado era guerra e escravidão contra todos os indígenas inclusive no nordeste, e até os índios do nordeste eram chamados 'Botocudo'. O governo tentou persuadir o clero secular tomar o lugar deixado pelos jesuítas, mas sem sucesso. O pioneiro missionário Metodista Daniel Kidder visitou Ceará e achou os índios degradados. Em 1822, o delegado baiano ao Cortês Gerais, Domingos Borges de Barros, advocou que toda aldeia indígena deve ter um diretor de caráter compassivo e que os protestantes dos Irmão Morávios sejam os melhores para o encargo (Hemming 1987.90-91, 148, 152). Mas em 1850 o governo mandou a venda de todas as terras indígenas no Ceará porque 'os índios não eram mas selvagens' (Hemming 1987.173). Em 1863 a população indígena da província foi declarada extinta e isso permitiu incorporação das suas terras no estado (Hemming 2003.601). Ao mesmo tempo a doação de terras a Vila de Soure na qual viviam diversos grupos de Potiguara, Tremembé, Cariri e Jucá que são hoje os Tapeba (Barretto Filho 1998).
Na década 80 do século XX o Ceará era considerado de não ter indígenas, até uma equipe da Arquidiocese de Fortaleza começou a atuar no município de Caucaia entre os Tapeba. O nome Tapeba era o nome de origem tupi de uma lagoa e um riacho periódico.