Respostas
Assim como no mundo, a população brasileira também se distribui de maneira irregular pelo território, resguardadas as peculiaridades naturais, históricas e econômicas que cada região possui.
Os maiores adensamentos demográficos brasileiros estão localizados na fachada litorânea, principalmente nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. O fato pode ser explicado principalmente por razões históricas, econômicas e políticas.
A Região Nordeste foi a que primeiro recebeu do colonizador europeu o impacto do povoamento. Este procurou aliar fatores estratégicos, como a proximidade geográfica com a metrópole e a topografia mais acessível daquela região, especialmente da fachada litorânea, aos interesses econômicos da época, ou seja, a atividade açucareira.
Com a competitividade do açúcar antilhano e do estimulante período minerador que se instalou em Minas Gerais, o eixo de interesse se deslocou para o Sudeste. Isso provocou não apenas focos importantes de povoamento nesta região, como também incentivou o povoamento em outros lugares, mais periféricos, em função da necessidade de produção de alimentos para o abastecimento da zona aurífera.