Energia potencial gravitacional é a energia que o corpo possui devido à atração gravitacional da Terra. Desta forma, a energia potencial gravitacional depende da posição do corpo em relação a um nível de referência. Pode ser calculada pelo trabalho que o peso deste corpo realiza sobre ele quando cai de uma posição inicial até um ponto de referência. A energia potencial gravitacional é representada por Epg, calculada por Epg = m . g . h , sendo m o valor da massa do corpo, g o valor da aceleração da gravidade local e h o valor da distância do corpo em relação a um nível de referência.
Uma bola de futebol está em uma varanda, no segundo andar de um prédio (ponto A). Sua altura em relação ao chão é de 12,0 m e sua massa é igual a 2,0 kg. Considerando a referência no ponto C e a aceleração da gravidade local igual a 10 m/s2, responda:
a) Qual é o valor da energia potencial gravitacional da bola nesta posição (A)?
b) Se a bola acidentalmente começa a cair, qual é o valor da sua energia potencial gravitacional ao passar pela janela do primeiro andar (ponto B da figura)?
Respostas
a) 240 Joules
b) 112 Joules
A Energia Potencial Gravitacional de um corpo pode ser calculada pela seguinte expressão -
Epg = mgh
onde,
m = massa em kg
g = gravidade
h = altura em metros
Pela figura podemos perceber que no ponto A, a altura equivale a 12 metros em relação ao ponto C. Como a massa da bola é de 2,0 Kgs e a gravidade local 10 m/s², teremos -
Epg = 2· 12· 10
Epg = 240 Joules
Ao passar por B, parte de sua energia potencial gravitacional ser[a transformada em energia cinética.
No ponto B, a altura equivale a -
h = 6,0 - 0,4
h = 5,6 metros
Assim, teremos-
Epg = 2 · 5,6· 10
Epg = 112 Joules
Energia gravitacional ponto A:
M= 2,0kg
Ha= 12,0m
G= 10m/s²
Epga= 2.12.10= 240j
Energia gravitacional ponto B:
Hb= 6,0 – 0,4=5,6 m
Substituindo os valores, temos:
Epga= 2,0.5,6.10= 112j