A leitura do texto “Formação de Professores: Demandas do Passado e Desafios do Presente” permite refletir sobre algumas questões referente a formação docente em diferentes períodos históricos.
I- A História da Educação tem como objeto de estudo em termos de conhecimento sobre a trajetória de professores e professoras, os escritos de autoria docente (memórias, livros didáticos, poesia, prosa), as associações profissionais, os impressos pedagógicos, os concursos, as formas de seleção e de fiscalização, assim como as lutas e conquistas da categoria .
II- No século XIX, a preocupação com a sistematização da formação docente no ensino público brasileiro tem um marco significativo com a Lei de 15 de outubro de 1827, que determinava a criação de escolas de primeiras letras em povoados, vilas e cidades.
III- A formação dos professores, no Brasil, além dos saberes especializados, do conhecimento das ciências da educação, das práticas formativas e do estudo da organização do trabalho pedagógico, precisa de lições de esperança e de engajamento.
IV- Estudar a formação de professores no passado e no presente tem gerado reflexões significativas, mas que não se constituí em aprofundamento teórico e metodológico [...], a dimensão social e histórica do exercício docente pode ser apagada, pois não é relevante para a compreender a história da educação.
Observe as afirmações acima e identifique as alternativas corretas.
Escolha uma:
a. Apenas a IV está correta
b. I, II e III
c. I, II e IV
d. II, III e IV
Respostas
b. I, II e III.
O objeto de estudo da história da educação são: conhecimento sobre a trajetória de professores e professoras, os escritos de autoria dos mesmos, as associações profissionais, os impressos pedagógicos, os concursos, as formas de seleção e de fiscalização, assim como as lutas e conquistas da categoria .
Durante o século XIX, a preocupação com a sistematização da formação docente no ensino público brasileiro foi marcada pela Lei de 15 de outubro de 1827.
No Brasil, a formação de professores envolve diversos aspectos: conhecimento das ciências da educação, das práticas formativas e do estudo da organização do trabalho pedagógico e lições de esperança e de engajamento.
Significativas reflexões sobre a formação de professores no passado e no presente constituem em um aprofundamento teórico e metodológico.
Bons estudos!
Alternativa c. I, II e III