Leia o texto abaixo:
Sebastião José de Carvalho e Melo, o marquês de Pombal, foi primeiro-ministro de Portugal de 1750 a 1759 em seu governo tomou várias medidas com vistas a centralizar a administração da colônia, de forma a controlá-la de maneira mais eficiente: supriu o sistema de capitânias hereditárias, elevou o Brasil à categoria de vice-reinado, transferiu a capital de Salvador para o Rio de Janeiro, etc.
Fonte: PILETTI, C; PILETTI, N. História da Educação. De Confúcio a Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2018. p 74.
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, sobre as medidas implantadas por Marquês de Pombal durante o reinado de Dom José I, e que afetaram diretamente a educação no Brasil colonial.
I- Expulsão dos jesuítas, por serem vistos como um poder paralelo à Coroa e realização de uma reforma na educação, onde foram criadas as aulas régias de grego, latim e de retórica. Essa reforma, na verdade, surtiu um efeito tardio e pouco expressivo na maior parte da colônia.
II- Reforma na educação, criação de aulas régias de grego, latim e de retórica, além da exclusão completa do pensamento científico reformista.
III- Expulsão dos padres da Companhia de Jesus e implementação de aulas régias de filosofia, latim, grego e retórica, além da convocação de missões protestantes reformadoras para construírem escolas na colônia portuguesa da América.
É correto o que se afirma em:
( a ) II, apenas.
( b ) I e III, apenas.
( c ) I, II e III.
( d ) II e III, apenas.
( e ) I, apenas.
acoelho25:
alguem me ajuda?
Respostas
respondido por:
16
I é verdadeira, tendo sido primeiro expulsos de Portugal e depois expulsos das colônias, de modo a aumentar o poder político prático da Coroa Portuguesa.
II é falsa, o pensamento científico reformista era a base das reformas propostas pelo "absolutista esclarecido" Pombal.
III é falsa, o Protestantismo era, também, um "inimigo" do poder político português, de modo que as escolas implementadas eram de natureza laica.
É correta a alternativa E.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás