Observe a imagem abaixo:
Taxa de matrícula bruta geral – Brasil
ff.png
Taxa de matrícula bruta geral no ensino primário fundamental comum em relação à população de sete a onze anos, Brasil, 1932–1970.
Considerando a imagem acima, assinale a alternativa que identifique o que contribuiu para as mudanças nas taxas de matrícula no Brasil entre os anos de 1930 e 1970.
I- Nota-se presença do Estado na organização educacional, inclusive com a criação de cursos técnico-profissionalizantes, que atendiam ao mercado industrial e as classes mais baixas.
II- Pode-se destacar o surgimento de um grande número de escolas de métodos como Montessori e Waldorf, principalmente por iniciativa governamental.
III- Destaca-se a publicação do Manifesto dos Pioneiros, de 1932, por Anísio Teixeira e Lourenço Filho, que obrigou o governo a instituir cursos técnicos profissionalizantes.
IV- Ressalta-se a menor presença do poder estatal em questões que envolvessem a educação pública, e a abertura de vagas, em escolas privadas, para os alunos provindos das regiões mais carentes.
V- Verificou-se uma democratização nos currículos e no acesso ao ensino público primário, por meio de conquistas que envolveram movimentos sociais auto afirmativos, levantando questões de gênero, raciais e étnicas.
A- A alternativa correta é a III
B- A alternativa correta é a I
C- A alternativa correta é a V.
D- A alternativa correta é a II
E- A alternativa correta é a IV.
Respostas
respondido por:
13
Letra B - A alternativa I está correta. Com os países europeus vivendo em guerras mundiais e crises politicas e econômicas, o Brasil iniciou seu processo de industrialização, o que foi acentuado a partir de 1930. Dessa forma, o Estado se fez mais presentes em questões educacionais, principalmente com o intuito de forma mão de obra para a crescente indústria.
fernandavissioli:
é a 1
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás