• Matéria: Pedagogia
  • Autor: beatrizgeraldi9
  • Perguntado 7 anos atrás

A seleção francesa participante da Copa do Mundo de Futebol de 2018, composta de 19 jogadores filhos de imigrantes da África e de outros países da Europa, foi mais multicultural que o elenco campeão da Copa de 1998. Apenas o goleiro Lloris, o lateral Pavard, o atacante Giroud e o meia Thauvin não se encaixam nessa descrição. Tal composição suscitou inúmeros debates acerca da presença de imigrantes na sociedade francesa e do multiculturalismo na Europa. À perspectiva multicultural se contrapõem a xenofobia, o racismo, a islamofobia, entre outras formas de segregação humana, sobretudo de imigrantes e seus descendentes. Disponível em: Acesso em: 10 jul. 2018 (adaptado). Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta.

a. O aumento do número de jogadores filhos de imigrantes e a ampliação da diversidade de nacionalidades ameaçam a perpetuação dos valores e da tradição do povo francês.
b. A composição da seleção francesa aponta para a importância da perspectiva multicultural, em que se valorizam as formas de convívio entre os diferentes, a mediação de conflitos identitários e o exercício da alteridade.
c. A inclusão de jogadores de origem árabe e africana na seleção francesa teve o efeito imediato de minimizar visões e interpretações equivocadas dos efeitos da imigração, como desemprego e pobreza.
d. A admiração dos torcedores pelos jogadores da seleção francesa evidencia a redução do preconceito de cidadãos franceses contra descendentes de imigrantes.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
106

b. A composição da seleção francesa aponta para a importância da perspectiva multicultural, em que se valorizam as formas de convívio entre os diferentes, a mediação de conflitos identitários e o exercício da alteridade.

De acordo com a descrição apresentada pelo texto, observa-se que a composição da seleção francesa teve como principal objetivo o reforço da multiculturalidade, de forma a reduzir os discursos e ações de discriminação e preconceito.

Por conta disso, representou-se a diversidade étnica, fruto de filhos de pais imigrantes árabes e europeus, de forma que as pessoas valorizassem as diferenças.


sharontaylor: RESPOSTA CORRETA: composição da seleção francesa aponta para a importância da perspectiva multicultural, em que se valorizam as formas de convívio entre os diferentes, a mediação de conflitos identitários e o exercício da alteridade.
respondido por: Matheusieti
3

A alternativa B é a que melhor se apresenta como correta.  O posicionamento apresentado no texto parte de uma perspectiva multicultural, ou seja, a busca pelo reforço dos seus jogadores tendo como base outros países, promovendo assim a pluralidade, conectando nações que possuem alguma relação com a frança.

Sobre a pluralidade da seleção Francesa na prática:

Diversos jogadores franceses possuem descendência de outros países, o que torna o caráter étnico do grupo mais amplo, contribuindo inclusive para o avanço da seleção no que tange ao desempenho em campo.

Por fim, a pluralidade deve existir em todos os segmentos do esporte, sendo um dos pontos que o texto mostra utilizando a França como base.

Mais sobre a pluralidade cultural:
https://brainly.com.br/tarefa/9071054

Anexos:
Perguntas similares