Respostas
O que é leishmaniose visceral?
A leishmaniose visceral é uma doença causada pelo protozário Leishmania donovani chagasi e que pode ser transmitida tanto do homem para os animais, quanto o contrário.
Vetores
A leishmaniose visceral é transmitida pela picada do mosquito palha (Lutzomyia longipalpis), que está infectado com o Leishmania donovani chagasi.
O agente, então, se reproduz no sistema digestivo do mosquito e é transmitido para um animal vertebrado, onde irá se desenvolver na medula, no baço, sistema linfático ou fígado.
Período de incubação
Nos mosquitos, o período de incubação até que a forma infectante seja liberada varia de 4 a 21 dias, Já nos cães, o período de incubação do agente ocorre de 3-6 meses até anos.
Sintomas
É comum existirem quadros de leishmaniose sem sintomas, mas seus sintomas incluem:
- Febre;
- Anemia;
- Hemorragia
- Poliartrite;
- Lesão nos olhos
- Perda de peso;
- Linfadenomegalia.
Diagnóstico
Para se fazer o diagnóstico da leishmaniose visceral, analisa-se o quadro clínico do paciente e os exames laboratoriais, que incluem um exame parasitológico, um hemograma e um exame sorológico.
Prevenção da leishmaniose
A leishmaniose visceral canina é uma zoonose que não possui cura e, por isso, é importante combater o vetor da doença, isto é, o mosquito palha. Recomenda-se o uso de inseticidas e fechar as portas e janelas após o escurecer.