Respostas
No que se refere ao Direito como ciência, cabe destacar que o ramo da área social se dedica ao estudo das principais normas com capacidade de controle das relações do indivíduo em sociedade – seja na atividade trabalhista, nas relações familiares e/ou humanas como um todo e em muitos outros ramos.
Sendo assim, o curso superior em Direito tem como principal objetivo passar aos estudantes conhecimentos que estejam relacionados às normas jurídicas pré-estabelecidas em cada país. No Brasil, por exemplo, o principal objeto de estudo do Direito são os documentos legais e válidos em todo território nacional: Constituição Federal Brasileira e Legislação vigente.
O conjunto de regras estabelecido pelo Direito é de importante conhecimento não só para os profissionais que atuam nesta área, mas pelo contrário: para todos nós como indivíduos que têm direitos sociais, individuais e coletivos. Isso porque o Direito estabelece normas que são utilizadas nas mais variadas dimensões da nossa vida – para o casamento, para a compra de imóveis, para a atuação profissional (e garantia de direitos trabalhistas), para a legalização do seu empreendimento e assim por diante.
O exercício do Direito, por sua vez, é importante não só para nos auxiliar na resolução de conflitos, como também no sentido de que profissionais da área podem discutir (junto à comunidade acadêmica de cientistas políticos, economistas, sociólogos e outros) possíveis intervenções na legislação que venham a possibilitar o desenvolvimento gradativo do país nos mais variados sentidos.
Entre as principais áreas do Direito podemos destacar:
Promoção jurídica;
Advocacia (com possível atuação tanto no serviço público como privado);
Consultoria em âmbito empresarial;
Assessoria jurídica e/ou política para empresas de todos os portes;
Mediação e arbitragem;
Diplomacia;
E assim por diante.