Respostas
Essa reação ocorre de forma bem lenta. Todavia, quando colocamos a água oxigenada de 10 volumes em um machucado, notamos uma grande efervescência, que é a mesma reação de decomposição mostrada acima, só que muito mais rápida. O que acelerou essa reação? Uma enzima presente no sangue chamada catalase.
A formação de bolhas que é observada quando se coloca água oxigenada em machucado é resultado da atuação da enzima catalase
A formação de bolhas que é observada quando se coloca água oxigenada em machucado é resultado da atuação da enzima catalase
As enzimas são proteínas de grande massa molar, sendo constituídas por longas cadeias de aminoácidos unidas por ligações peptídicas e articuladas em estruturas tridimensionais (veja como essas cadeias realmente são grandes na ilustração da enzima catalase no início deste artigo). As enzimas também são chamadas de catalisadores biológicos ou biocatalisadores.
Conforme explicado no texto Catalisadores, uma catálise é uma reação química em que há presença de catalisadores. Estes, por sua vez, são substâncias capazes de aumentar a velocidade de determinadas reações sem participar delas, ou seja, são totalmente reconstituídas no final. Assim, as enzimas são catalisadoras porque aumentam a velocidade de reações bioquímicas que ocorrem em nosso organismo.
Qualquer catálise ocorre porque os catalisadores fornecem um novo caminho para a reação, um caminho que necessita de uma energia de ativação menor. Eles unem-se ao reagente para formar um composto intermediário, que depois se transforma, originando o produto e regenerando o catalisador (isso pode ser visto em mais detalhes no texto Catálise Homogênea).