• Matéria: História
  • Autor: luanna9357
  • Perguntado 7 anos atrás

elaborar 5 Sobre lei maria da Penha ​

Respostas

respondido por: camylle81
1

01- O que é a Lei Maria da Penha?

É a Lei nº 11.340/2006, que regulamenta os casos de violência doméstica e familiar praticados contra a mulher. Recebeu esse nome em homenagem a uma brava senhora, que se chamava “Maria da Penha” e que foi vítima de um caso simbólico de violência doméstica e familiar contra a mulher.

02- Quem foi Maria da Penha? 

Maria da Penha que também é conhecida como “Letícia Rabelo”, é uma mulher

que foi agredida pelo marido durante seis anos. Em 1983, por duas vezes ele tentou

assassiná-la. Na primeira vez com uma arma de fogo, deixando-a paraplégica, e na

segunda vez por eletrocussão e afogamento. O marido de Maria só foi punido depois de 19 anos de julgamento e ficou apenas dois anos em regime fechado. Com 60 anos e três filhas, hoje ela é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres, vítima emblemática da violência doméstica.

03- O que é violência contra a mulher?

Segundo a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência Contra a Mulher, adotada pela OEA em 1994, a violência contra a mulher é “qualquer ato ou conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na privada”.

04- De onde vem a violência contra a mulher?

A violência contra a mulher acontece porque em nossa sociedade muitas pessoas ainda acham que a melhor maneira de resolver um conflito é através da violência. Os homens são mais fortes e superiores às mulheres. É assim que, muitas vezes, os maridos, namorados, pais, irmãos, chefes ou outros homens acham que têm o direito de impor suas vontades às mulheres. 

05- Por que muitas mulheres sofrem caladas? 

Muitas são as razões para que as mulheres sofram caladas eventuais agressões

vindas de seus companheiros ou familiares. Para elas é difícil dar um basta naquela

situação. Entre elas está a vergonha de estar passando aquela situação. Outras são dependentes financeiramente ou emocionalmente do companheiro. Algumas

acreditam que foi só daquela vez, ou que em alguns casos, são elas as culpadas pela

violência; Muitas também se calam por conta dos filhos, porque tem medo de

apanhar mais ou porque não querem prejudicar o seu agressor, que pode e vai ser

preso ou condenado socialmente. Muitas se sentem sozinhas, com medo e vergonha. Quando pedem ajuda, em geral, é para outra mulher da família, como a mãe ou irmã, ou então alguma amiga próxima, vizinha ou colega de trabalho. Já o número de mulheres que recorrem à polícia é ainda menor. Isso acontece principalmente no caso de ameaça com arma de fogo, depois de espancamentos com fraturas ou cortes e ameaças aos filhos. 

Perguntas similares