• Matéria: Pedagogia
  • Autor: juascarparo
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia com atenção.
O século 20 teve início, de fato, com a eclosão da Primeira Guerra Mundial – que fora concebida como a última das guerras entre os países europeus. O ambiente de violência se estendeu com a Revolução comunista na Rússia, em 1917, dando início à trajetória da utopia marxista que se traduziu apenas em massacres em várias partes do mundo, sob o comando de tiranos como Stálin e Mao Tse-tung. Quase simultaneamente, a expansão do totalitarismo nazifascista mergulhava o mundo em mais um período de insegurança e apreensão. A Crise de 1929 contribuiu para quebrar a esperança de recuperação econômica do pós-Guerra, abrindo caminho para a ascensão do nazismo na Alemanha e para a escalada de violência que levaria o mundo à Segunda Guerra. Esse processo todo empurrou milhões de pessoas para o estado de miséria e matou na casa de centenas de milhões de outras pessoas: se as duas guerras custaram algo em torno de 70 milhões vidas, o stalinismo exterminou mais de 40 milhões de pessoas – seja de fome ou nos campos de reeducação para formar o novo homem comunista. A tirania dos comunistas chineses, como sempre grandiosa nos números, ceifou a vida de mais de 70 milhões de pessoas nas décadas de 1950-60. Com efeito, o mundo parecia caminhar inevitavelmente rumo à catástrofe. Ainda mais quando, ao final da Segunda Guerra, os Estados Unidos fizeram explodir, pela primeira vez, as bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki. No contexto da nova situação geopolítica, o fim da guerra significou o começo de uma intensa corrida armamentista entre os Estados Unidos e a agora União Soviética, empenhados em construir artefatos cada vez mais devastadores e capazes de colocar fim à existência de toda a civilização. (GUIA DIDÀTICO, p. 31-32)
O pensamento intelectual a partir das guerras mundiais apresentou, de certa forma:
Escolha uma:
a. Uma critica a sociedade democrática e pacifista.
b. Um pessimismo em relação as possibilidade de liberdade do homem.
c. Um otimismo em relação a sociedade e seu futuro.
d. Um retrocesso ao primitivismo e misticismo.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Alternativa B.

As guerras sempre geram efeitos negativos para o indivíduo e a sociedade.

No contexto histórico do pós guerra:

Após a segunda guerra mundial, o mundo naquele estava passando por diversas modificações e a concepção socioeconômica mundial se ligava a pluralização composta pelos dois blocos econômicos, o capitalismo comandado pelos Estados Unidos e o socialista pela URSS.

Deste modo, a criação do estado em alguns países foi necessária, principalmente para acabar com a dominação de alguns países sobre outros, como os do continente Africano, vítimas da colonização até meados do século XX, além da independência de alguns países que buscavam se desvincular da União Soviética.

Perguntas similares