Respostas
Números ordinais:
Muitas vezes é necessário ordenar as coisas: a classificação final de uma corrida ou os andares de um edifício por exemplo. Quando usamos os números naturais para este propósito os chamamos ordinais.
Os números cardinais:
Quando usamos os números naturais para contar os elementos de um determinado conjunto os chamamos de números cardinais. Imagine que você tem um conjunto de biscoitos como o mostrado na imagem abaixo. Se você fizer o processo de contagem vai concluir que há oito biscoitos no total. Dizemos então que o cardinal do conjunto é oito, isso porque esse número representa a quantidade de elementos que têm o conjunto.
Os NÚMEROS CARDINAIS servem para responder a perguntas do género "Quantos peixes existem no aquário?" ou "Quanto dinheiro tenho no banco?", são utilizados portanto para contar.
Já os NÚMEROS ORDINAIS, como o próprio nome indica, são utilizados para estabelecer uma ordem ou hierarquia, ou seja, para indicar qual é a posição de algo numa lista. Por exemplo nas frases "Obtive o primeiro prémio de matemática!" ou "O meu filho ficou em terceiro lugar na corrida.", os números primeiro e terceiro são exemplos de números ordinais.