Respostas
Indonésia
São cerca de 120 vulcões ativos no país. Os principais são o monte Merapi, a 400 quilômetros da capital Jacarta, e o Sinabung, no norte de Sumatra, que registrou uma erupção no início de abril de 2015.
Estados Unidos
Por volta de 130 vulcões ativos existem nos EUA. O Kilauea, no Havaí, é o mais conhecido - e um dos mais ativos do mundo, desde 1983. Além dele, o Monte Santa Helena, no Estado de Washington, ficou conhecido por uma grande erupção em 1980, que resultou em 57 mortes.
Japão
O país tem cerca de 66 vulcões em atividade, entre eles o monte Fuji, que pode entrar em erupção em breve, segundo estudos geológicos. Outros ativos são o Sakurajima, localizado na região de Kagoshima, e o monte Ontake, na região central. Segundo mais alto do país, este último entrou em erupção em setembro de 2014, deixando mais de 30 mortos.
Itália
O Etna, na Sicília é o vulcão mais ativo da Europa. A última erupção ocorreu em novembro 2013.
Islândia
Abriga o Eyjafjallajökull, vulcão de nome impronunciável que fechou o espaço aéreo europeu em 2010 e, assim, afetou milhares de voos, causando um efeito dominó de cancelamentos de viagens em todo mundo. Sua atividade sísmica começou em 2009, levando, um ano depois, à erupção vulcânica.
Rússia
A maioria está concentrada na península de Kamtchatka, na Sibéria, na região mais oriental do país. Um dos maiores e mais ativos é o Shiveluch, famoso pela agressividade de suas erupções. Outro bem conhecido é o Plosky Tolbachik, que permaneceu adormecido desde 1976, mas voltou à atividade subitamente em 2012.
Chile tem ao menos 95 vulcões em atividade, segundo especialistas da área
Após ficar quatro décadas adormecido, o vulcão Calbuco, no sul do Chile, entrou em erupção de forma inesperada.
A coluna de cinzas expelidas obrigou as autoridades a declarar alerta vermelho e retirar mais de quatro mil pessoas da região.
Leia mais: Imagens impressionantes mostram erupção de vulcão no Chile
Mas apesar da erupção ter sido descrita como inesperada, ela não é totalmente surpreendente, se levarmos em conta que o Chile é um dos países com mais vulcões ativos.
Especialistas ouvidos pela BBC Mundo afirmaram que devido a fatores relacionados a erupções – como sua intensidade e a proximidade de áreas povoadas – é impossível elaborar uma lista dos vulcões mais perigosos.
Eles reuniram numa lista os cinco países com mais vulcões ativos:
Chile
Calcula-se que o Chile tenha 95 vulcões em atividade. Atualmente, os mais ativos estão em Villarica, no sul, cuja erupção mais recente ocorreu em março deste ano. O Copahue fica na fronteira com a província de Neuquén, na Argentina, e continua lançando gases e cinzas ocasionalmente.