Respostas
Página Inicial > Temas de Redação > Classe social: a estrutura para a estabilidade econômica e política de um país.
Título da Redação:
O capitalismo na formação das classes sociais
Proposta: Classe social: a estrutura para a estabilidade econômica e política de um país.
Redação enviada há mais de 3 anos por glaucia senhorinha
O surgimento das classes sociais se deu com o Renascimento Comercial que ocorreu nos primeiros séculos da Baixa Idade Média. E com isso, as divisões sociais sempre estiveram vinculadas aos âmbitos econômicos e políticos, o que trouxe como consequência vários problemas sociais. Dessa forma, é necessário haver medidas que diminuam as desigualdades sociais de forma que haja manutenção das relações sociais.
Com o surgimento do capitalismo, a sociedade passou a presenciar mais intensamente ao fenômeno da divisão social. Isso, pois, com a possibilidade de adquirir bens econômicos para a subsistência e até ascensão social, houve a competição pela busca de melhores salários e condições laborais. Com isso, a sociedade passou a ser dividida em burguesia e proletariado, segundo Karl Marx, o que trouxe diversos problemas sociais como a desigualdade social devido aos privilégios cedidos a primeira classe social em detrimento das outra.
Consequentemente, com a divisão social do trabalho advindo do capitalismo, surge a má distribuição de renda. Isso porque, os indivíduos que tem maiores lucros possuem mais privilégios como educação de boa qualidade, melhor posição social e prestigio. Enquanto que a classe social baixa possui direitos sociais limitados, como menos direitos laborais, jornadas de trabalhos maiores e salários menores. Dessa forma, a sociedade é caracterizada pelo paradoxo social: A desigualdade social.
Diante disso, é necessário haver medidas que tragam maior estabilidade às relações sociais de uma nação. Isso pode ser feito, pela escola, como uma instituição formadora de opiniões, através de palestras e grupos de jovens, nos quais se discutam sobre a importância de estabelecer direitos sociais igualitários a todos os cidadãos. Ademais, cabe ao governo, investir mais no setor trabalhista, através de aumento dos salários consoante o nível profissional do trabalhador, bem como deve ampliar os direitos laborais de forma justa e digna, ao reduzir as jornadas trabalhistas conforme o tempo adequado ao bem estar do labutador. Com essas medidas, é possível desenvolver socioeconomicamente e politicamente, além de fazer com que haja a manutenção das relações sociais advindas do Renascimento comercial.