O mal estar docente pode ser explicado pela presença de obstáculos relacionados ao volume de trabalho e à precariedade das condições existentes, mas também as altas demandas no trabalho, incluindo as demandas emocionais, junto a uma expectativa social de excelência, cujo limite é exigir do professor uma atuação capaz de reverter a situação na qual se encontra”. (ASSUNÇÃO, Ada Ávila. Saúde e mal-estar do trabalhador docente. Texto apresentado no VII Seminário Redestrado–Nuevas Regulaciones en America Latina. Buenos Aires, 3, 4 e 5 de julho de 2008) Algumas das principais consequências do mal-estar docente são: I) Pedidos de transferência, como forma de fugir das situações de conflito. II) Desejo manifesto de abandonar a docência (realizado ou não) III) Reações neuróticas, depressão. IV) Culpar-se por se sentir incapaz de ensinar com sucesso. Assinale a alternativa correta: Escolha uma: a. As alternativas I, II, III e IV estão corretas. b. Somente as alternativas II e IV estão corretas. c. Somente a alternativa III está correta. d. Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
Respostas
respondido por:
4
a. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
O mal-estar docente pode ser considerado como uma "patologia acadêmica", em função da sobrecarga de função aplicada nos profissionais docentes, afetando principalmente a saúde mental e emocional.
As consequências estão descritas em todas as alternativas de forma correta, e devem ser avaliadas por médicos especialistas, para que os individuos possam tratá-las e evitarem no futuro.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás