Respostas
Etiologia é um ramo de estudo destinado a pesquisar a origem e a causa de um determinado fenômeno.
A etiologia está presente em diversas ciências diferentes, como a psicologia, biologia, criminologia, antropologia e etc.
Porém, este método de estudo é bastante comum na medicina, no intuito de analisar as prováveis causas dos diversos tipos de doenças.
Quando são descobertos os causadores (ou causador) de uma doença específica, estes são chamados de “agentes etiológicos”, justamente por serem os organismos responsáveis pelo desenvolvimento de determinada patologia.
Saiba mais sobre o significado de agente etiológico.
Em outras áreas do conhecimento, a etiologia é utilizada para explicar o surgimento de algo, seja um costume, uma tradição ou um ritual específico.
A antropologia, por exemplo, se ocupa em traçar uma cronologia sobre como se iniciaram alguns dos costumes típicos de algumas sociedades contemporâneas ou já extintas.
Essas teorias são chamadas de “mitos etiológicos”, que consistem nas histórias populares que narram como algo teria surgido.
Etimologicamente, este termo se originou a partir da palavra grega aitía, que significa “causa”, “culpa” ou mesmo “responsabilidade”.