Respostas
A energia solar é uma das poucas fontes de energia completamente renováveis que existem a disposição do ser humano, e aproveitá-la para o aquecimento solar residencial, hoje já não é nenhuma novidade. O aquecimento solar é sem dúvida uma forma de economizar energia através da energia solar, mas não a única, especialmente em um país em um país quente como o Brasil.O sistema de resfriamento de ambientes com energia solar é mais simples do que se imagina. Na verdade, ele utiliza um sistema muito parecido com o que usamos em geladeiras, só que da maneira inversa. Na geladeira, temos uma serpentina de gás que resfria o topo da geladeira, ou seja, no congelador. O ar frio desce, resfriando todo o resto, e o ar quente sobe para ser refrigerado, num processo chamado convecção.
No sistema de resfriar ambientes com energia solar, o processo é semelhante. Trata-se da instalação de painéis solares que aquecem a água que está em uma serpentina. Essa serpentina é instalada dento de uma chaminé ou de outro duto que suba para fora da casa. Assim, o ar da chaminé é aquecido e sobe, saindo da casa. Isso faz com que sempre haja circulação dentro do ambiente, pois como o ar quente sai em ritmo constante, dando lugar ao ar frio, que resfria o ambiente, com energia solar.O grande barato no sistema de refrigerar ambientes com energia solar é que ele ventila ambiente e ao mesmo tempo em que fornece água quente. Ou seja, é um sistema completo. As placas solares podem ser usadas como aquecedor solar ao mesmo tempo em que servem de ventilador para a residência. Todos saem ganhando.
Além disso, o aquecimento e o resfriamento são as tarefas que mais consomem energia de equipamentos. Isso porque aparelhos elétricos que convertem a energia elétrica em energia térmica gastam muita energia. Painéis solares para resfriar ambientes com energia solar convertem a energia do sol diretamente em energia térmica sem perdas.