Respostas
No começo do século, 19 a população brasileira tinha cerca de três milhões de habitantes. Salvador, a cidade mais populosa, tinha cerca de 70 mil habitantes (fonte). O Rio de Janeiro tinha cerca de 50 mil habitantes. Ouro Preto, que alcançara 30 mil em meados do século 18, possuía apenas cerca 20 mil habitantes. Cuiabá, Belém e São Luís tinham cerca de 10 mil habitantes. Entretanto, os dados populacionais da época são imprecisos e geralmente têm base em recenseamentos parciais eclesiásticos ou em simples estimativas.
Com a decadência das Minas Gerais, a Bahia entrou no século 19 como a Capitania mais rica do Brasil. Salvador era o maior porto do Hemisfério Sul e a segunda maior cidade do Império Lusitano, atrás apenas de Lisboa.
Em 1807, a Capitania do Rio Grande de São Pedro do Sul foi desanexada da Capitania do Rio de Janeiro e elevada à condição de capitania-geral, com o nome de Capitania de São Pedro. Seu território abrangia as terras ao sul da Capitania de São Paulo e ilhas adjacente. Incluía o comando da Ilha de Santa Catarina.
Com a chegada da Família Real, em 1808, o Brasil ganhou novo status, passando a sede da Coroa Portuguesa. Em 1815 foi elevado a Reino. Em 1821, o Reino Unido Lusitano foi transformado em uma Monarquia Parlamentar, governado pelas Cortes de Lisboa. Esse processo resultou na Guerra da Independência do Brasil.