• Matéria: História
  • Autor: acoelho25
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia abaixo alguns aspectos da reforma da LDB feita em 1971, Lei nº 5.692/71:

Extensão da obrigatoriedade do 1º grau (1ª a 8ª séries);
Escola única: superação da seletividade com a eliminação do dualismo escolar, já que não há mais separação entre o secundário e o técnico;
Profissionalização de nível médio para todos: superação do ensino secundário propedêutico, pois exis te a terminalidade;
Integração geral do sistema educacional do primário ao superior.
Cooperação das empresas na educação.


I- As escolas particulares formavam seus alunos para os vestibulares, mesmo o ensino técnico sendo obrigatório no nível secundário. Para o ensino técnico-profissionalizante não havia verbas nem infraestrutura.

II- As reformas na LDB, no ano de 1971, garantiram a democratização do ensino e instituíram o ensino técnico de alto nível nas escolas brasileiras, proibindo o ensino propedêutico (normal).

III- Todas as escolas do Brasil, públicas e particulares, aderiam ao ensino técnico no nível secundário, pois não havia diferenciação entre a rede privada e a rede pública.

IV- Essa reforma foi responsável por erradicar o analfabetismo no Brasil, o primeiro país da América Latina a conseguir essa façanha.

V-A reforma de 1971 tornou a LDB muito mais democrática, instituindo a obrigatoriedade do ensino de arte, cultura e história africana e indígena.


A alternativa correta é a V.
A alternativa correta é a IV.
apenas a I está correta.
apenas a III está correta.
apenas a II está correta.

Respostas

respondido por: andreiaernani
20

Apenas a I está correta

as escolas particulares preparavam os alunos para os vestibulares e assim garantiam as vagas na universidades públicas. O ensino "técnico " ficava para o ensino secundário e era totalmente sem estrutura.

Perguntas similares