OBB 2017
“Em se tratando de sexo, as plantas são escandalosamente liberais. Muitas só fazem sexo consigo mesmas. Outras fazem sexo simultaneamente com vários vizinhos ou com parceiros casuais que vivem a centenas de quilômetros de distância. Em algumas plantas, é possível reconhecer claramente machos ou fêmeas, mas na maioria dos vegetais os indivíduos exercem tanto o papel feminino quanto o masculino. Algumas plantas, sem nenhum pudor, trocam de sexo durante a vida. Outras são ‘conservadoras’ e se recusam a fazer sexo com indivíduos aparentados, e há ainda as que nunca fazem sexo. Muitas espécies ostentam órgãos sexuais exageradamente avantajados e coloridos, e fazem questão de exibi-los. Mas também é verdade que algumas plantas têm aparelhos sexuais minúsculos ou ocultos...”
No texto, de forma poética e, até mesmo, bem humorada são citados processos que envolvem plantas. Assinale a alternativa que apresenta um processo não descrito no texto.
a.
Dicogamia.
b.
Polinização Cruzada.
c.
Dioicia.
d.
Criptogamia.
e.
Fanerogami
Respostas
Vamos por eliminação:
a) Dicogamia :
Também conhecida como hermafroditismo, compreendida no trecho :
"Muitas só fazem sexo consigo mesmas."
b) Polinização Cruzada :
Ocorre quando o pólen de uma flor fecunda outra flor de um mesmo indivíduo através de vetores como o vento, compreendida no trecho :
"Outras fazem sexo simultaneamente com vários vizinhos ou com parceiros casuais que vivem a centenas de quilômetros de distância."
c) Dioicia :
Designação da botânica para plantas com indivíduos unissexuados e com características específicas para cada sexo, compreendida no trecho :
"Em algumas plantas, é possível reconhecer claramente machos ou fêmeas..."
d) Criptogamia :
De acordo com o gabarito oficial, a resposta é a letra D, podendo causar confusão no trecho: "Mas também é verdade que algumas plantas têm aparelhos sexuais minúsculos ou ocultos...". Entretanto, a criptogamia é designada pela AUSÊNCIA de órgãos sexuais e pela reprodução por meio de esporos.
e) Fanerogamia :
Presença de órgãos reprodutores muito visíveis e chamativos como as flores, compreendida no trecho:
"Muitas espécies ostentam órgãos sexuais exageradamente avantajados e coloridos, e fazem questão de exibi-los."