Respostas
Existem muitos casos de trapaças nos esportes.
Um desses exemplos são como o de Ben Johnson:
O teste antidoping do canadense Ben Johnson deu positivo após perceberem que ele estava muito rápido, nas olimpíadas de Seul, em 1988. Ele conquistou o ouro após quebrar o recorde mundial nos 100m rasos. Na urina de Johnson foi encontrado um anabolizante capaz de aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho na corrida. O atleta perdeu a medalha de ouro e foi suspenso por dois anos.
Outro exemplo, é o caso do ciclista norte-americano Lance Armstrong:
Venceu sete vezes seguidas (1999 a 2005) a Volta da França e foi considerado o maior ciclista da história. Pressionado pelos resultados de uma investigação federal, no famoso programa de entrevistas de Oprah Winfrey o atleta confessou ter usado substâncias proibidas. Ele admitiu ter usado EPO (hormônio que aumenta o número de glóbulos vermelhos e assim permite ao sangue levar mais oxigênio aos músculos), testosterona, dopagem sanguínea e cortisona, além de ter estimulado colegas a usarem substâncias ilícitas.
Armstrong perdeu todos os títulos conquistados desde 1998 e foi banido do esporte. Além disso, perdeu a maioria dos patrocinadores, alguns dos quais abriram processo contra ele.