Um jovem estaciona seu boteco com a proa perpendicular a margem de uma lagoa de águas calma. O jovem anda de popa em direção a proa, com finalidade de descer do bote. Entretanto ele não consegue seu intento. Explique com base na convervação da qualidade de movimento: A) Porque isso acontece, esquematizando Vetoriamente. B) Como ele poderia corrigir essa situação
Respostas
a) Quando o jovem andar para frente o barco se moverá para longe da margem.
b) Usando uma âncora
O sistema jovem barco é conservativo, já que o barco está sobre uma lagoa de águas calmas e o sistema está isolado de forças externas.
Pelo Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento quando o jovem andar para frente, o barco andará para trás. Quando ele chegar à proa para descer, o barco estará a uma distância X da margem.
Se a distância que o barco anda para trás equivale a X e o tamanho do barco equivale a L , podemos dizer que em relação à lagoa o jovem caminhou uma distância equivalente a (L - X).
Para corrigir essa situação ele deveria prender o barco ao solo usando uma âncora, assim quando ele caminhar para frente o barco não sairá do lugar.