A expansão do útero causa importantes alterações musculares e posturais na gestante. A pelve se inclina anteriormente e leva o quadril a adotar uma posição de flexão, isto causa hiperlordose lombar, esta hiperlordose lombar provoca aumento da atividade do músculo íleopsoas e o músculo transverso abdominal se torna sobrecarregado, por isso a dor lombar em gestantes é tão frequente.
Considerando o contexto, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Esta postura adotada pela mulher, por conta do crescimento do útero gravídico e aumento das mamas, altera o centro de gravidade da mulher grávida e ocorre uma tendência para se deslocar para frente, como forma de compensação, o corpo se projeta para trás acentuando ainda mais a hiperlordose lombar, levando à flexão anterior da coluna cervical, aumento da cifose torácica e protração dos ombros.
PORQUE
II- Além disso, a mulher aumenta sua base de apoio para a deambulação, rodando externamente seu quadril ativando excessivamente os músculos rotadores do quadril, esta marcha com base alargada é chamada de marcha anserina, como consequência o balanço do quadril na marcha diminui e o risco de quedas aumenta em até 25%. Todas estas modificações sobrecarregam a musculatura da mulher que acaba desenvolvendo alterações físicas que podem impossibilitá-la de exercer atividades laborais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é uma justificativa da II.
b.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Incorreto
d.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e.
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
A alternativa correta é a d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A fisiologia materna fica alterada, durante a gravidez, por vários modos. Primeiramente, modificações acessórias ocorrem em seus órgãos reprodutivos e em suas mamas para assegurar o desenvolvimento do feto e a nutrição da criança após o nascimento. Segundo, todas as funções metabólicas ficam aumentadas para suprir a nutrição do feto em crescimento.
O estrogênio leva ao aumento no crescimento do útero e ductos mamários, aumento da retenção de água, dilatação dos órgãos sexuais externos e do orifício vaginal, aumenta nível de prolactina e ajuda no metabolismo do cálcio.
Espero ter ajudado.
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é uma justificativa da II.
Explicação:
Resposta correta