Ao longo das décadas a forma de gestão e administração pública foi se modificando e adaptando as necessidades que vinham sendo apresentadas pela sociedade e pela economia. A cada nova “adaptação”, irrefutavelmente, a forma de exercer e oferecer os serviços a sociedade precisavam se reorganizar e esse processo findava em lentidão na execução e dificuldades na oferta do serviço.
Enumere a Segunda coluna de acordo com a Primeira na sua forma correspondente conforme os ciclos da economia e da sociedade brasileira:
I. Era do Coronelismo ou Estado Oligárquico (1890 a 1930) ( ) Promulgação da Constituição Federal de 1988.
II. Era Vargas (1930 a 1950) ( ) questões sociais eram tímidas e tratadas apenas pelo seu caráter religioso, o que incentivou os primeiros movimentos sociais no país.
III. Final da década de 80 ( ) A Consolidação dos Direitos Trabalhistas.
Assinale a opção de sequência correta:
a.
III – I - II
b.
II – III – I
c.
II – I - III
d.
III – II - I
e.
I – III - II
Respostas
A relação das colunas ficará assim:
I. Era do Coronelismo ou Estado Oligárquico (1890 a 1930):
Questões sociais eram tímidas e tratadas apenas pelo seu caráter religioso, o que incentivou os primeiros movimentos sociais no país.
II. Era Vargas (1930 a 1950)
A Consolidação dos Direitos Trabalhistas.
III. Final da década de 80
Promulgação da Constituição Federal de 1988.
A alternativa correta da questão é a letra A: III – I - II.
Na Era do Coronelismo não havia muita relevância para as questões sociais, que ainda eram muito tímidas e não possuíam muita expressividade.
Foi durante a Era Vargas que ocorreu a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), por meio do Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, que foi sancionada pelo presidente Getúlio Vargas.
E, foi no final da década de 80, houve a Promulgação da Constituição Federal de 1988, que é a considerada nossa Lei maior.
Espero ter ajudado!