Paciente proveniente do pronto atendimento, 85 anos, cardiopata e histórico prévio de hipertensão arterial sistêmica (HAS), apresentando diarreia abundante, sinais de desconforto ventilatório discreto e desidratação importante. Admitido na UTI em ventilação espontânea ao uso de oxigenoterapia. A gasometria arterial da admissão revelou uma acidose metabólica importante. Diante do caso apresentado, assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. O distúrbio gasométrico apresentado é justificado devido à presença de desconforto ventilatório. b. O distúrbio gasométrico apresentado é justificado devido à doença de base do paciente, a cardiopatia. c. O distúrbio gasométrico apresentado é justificado devido ao quadro de hipoxemia, já que o paciente encontra-se em uso de oxigênio. d. O distúrbio gasométrico apresentado é justificado devido ao quadro da diarreia abundante, eliminando assim o bicarbonato. e. O distúrbio gasométrico apresentado é justificado devido à descompensação hemodinâmica do paciente.]
Respostas
Reposta correta é a letra c) O distúrbio gasométrico apresentado é justificado devido ao quadro de hipoxemia, já que o paciente encontra-se em uso de oxigênio.
Devido ao quadro de hipoxemia, isto é, baixo nível de oxigênio no sangue, justifica-se o distúrbio gasométrico. A hipoxemia é uma anormalidade na concentração de oxigênio no sangue arterial. Os sintomas são falta de ar, palpitações, tonturas, confusões mentais, dentre outros.
Em caso de suspeitas de hipoxemia, é realizado o teste de gasometria arterial para medir os níveis de oxigênio, dióxido de carbono,e acidez (pH) do sangue. Estes são importantes indicadores da função pulmonar, pois demonstram como encontra-se a função dos pulmões para levar oxigênio ao sangue e removendo o dióxido de carbono dele.
Bons estudos!
O distúrbio gasométrico apresentado é justificado devido ao quadro da diarreia abundante, eliminando assim o bicarbonato.