Respostas
A destilação é um processo químico com a finalidade de separar líquidos miscíveis entre si (que se misturam) através da ebulição dos líquidos. Para que isso seja possível, o ponto de ebulição (PE) das substâncias deve diferir de modo relativamente significante e o aquecimento no sistema deve estar entre ambos PE. No desafio:
Metanol (MeOH), PE(MeOH) = 78 °C
Água (H2O), PE(H2O) = 100 °C
PE(MeOH) < PE(H2O)
o que satisfaz os requisitos.
De acordo com o desafio, houve aquecimento para que um dos componentes evaporasse (líquido -> vapor), seguindo para outro compartimento com temperatura reduzida, para que ocorresse a condensação (vapor -> líquido). Através dos valores de PE, conclui-se que o primeiro componente foi o MeOH.
A explicação química gira em torno do fato que: Quanto < PE, mais rápido será sua volatização/evaporação. Em termos mais específicos, as interações intermoleculares do MeOH são mais fracas (menos polares) que os da H2O, o que possibilita a mudança de fase Líquido -> Vapor de forma acelerada quando em comparação com a água.
* Lembre-se: apesar de ambos compostos apresentarem interações de hidrogênio, o metanol possui um grupo metila, que diminui a polaridade da molécula.