• Matéria: Geografia
  • Autor: MILENALIMAGEOVANE
  • Perguntado 7 anos atrás

explique como ocorreu a industrialização japonesa?
preciso da resposta completa bem explicada obrigada

Respostas

respondido por: estevinho20032006
38

O processo de industrialização no Japão iniciou-se em 1868 com a restauração do império. O governo passou a investir em educação, infraestrutura e indústria. O governo focava seus esforços em educação para que o país adquirisse uma mão de obra qualificada.

O maior desafio para a modernização japonesa foi a falta de recursos naturais do país. As terras para cultivo eram escassas e produzir alimentos em quantidade suficiente para toda a nação era um grande desafio. O Japão foi forçado a importar grande parte dos alimentos que sua população consumia e as matérias-primas necessárias para sua industrialização.

Para enfrentar esse desafio, os líderes japoneses escolheram a mesma solução que as nações ocidentais: a construção de um império. Colônias iriam fornecer ao Japão terras, safras e matérias-primas.  O Japão utilizou suas forças armadas para conquistar territórios, garantindo a ocupação da Coreia e de Taiwan.

O objetivo de conquistar novos territórios levou o Japão a ingressar na Segunda Guerra Mundial. Atacando a base militar americana de Pearl Harbor, o Japão declarou guerra contra os Estados Unidos. Em retaliação, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre o Japão, em Hiroshima e Nagasaki, o que levou os japoneses a se renderam.

O Japão foi arrasado pela guerra. Mas com uma significante ajuda financeira, principalmente vinda dos Estados Unidos, o Japão pós-guerra passou por grandes mudanças políticas e teve uma recuperação econômica extraordinária. Entre 1946 e 1967, o produto interno bruto japonês - o valor anual dos bens e serviços produzidos pela nação - cresceu, em média, 10% ao ano. Esse crescimento foi ainda maior do que a média da Alemanha Ocidental, que foi a economia de mais rápido crescimento na Europa. O Japão liderou o mundo na construção de navios; seus carros, aço, câmeras e equipamentos eletrônicos foram exportados em quantidade recorde. No final da década de 1960, o Japão havia se tornado o terceiro maior poder econômico no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos e União Soviética.

Existem algumas razões para explicar o milagre econômico japonês. Primeiramente, mesmo antes da guerra, o país possuía uma indústria próspera e uma comunidade empresarial que deu à nação as bases para a reconstrução após o término da guerra. Em segundo lugar, o governo japonês concedeu empréstimos para a expansão de indústrias importantes no país. Em terceiro lugar, durante a recuperação econômica do Japão, as nações ocidentais permitiram que o país protegesse suas indústrias em crescimento com altas tarifas de importação. Em contraste com o Ocidente, os trabalhadores japoneses enfatizavam o esforço coletivo: o sucesso da companhia estava acima do sucesso individual.

Apesar da prosperidade, o Japão continua a enfrentar problemas como a limitação de terra, de matérias-primas, de alimentos e de recursos naturais. Focado no crescimento econômico, o governo japonês frequentemente ignorava a qualidade de vida de seu povo. Consequências do crescimento econômico também foram cidades superpovoadas e poluição demasiada.  Atualmente, o Japão é a segunda maior economia do mundo.

Perguntas similares