Banco Central mantém Selic em 6,5% ao ano
Por Portal Brasil: 31/10/2018
“Pela quinta reunião seguida, a cúpula do Banco Central decidiu manter a taxa básica de juros inalterada em 6,5% ao ano, o menor nível desde 1999. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (31) e anunciada no início da noite.
Chamada no Brasil de Selic, a taxa é uma importante ferramenta para o controle da inflação e tem influência também sobre as taxas cobradas de consumidores e de empresas em operações financeiras.
De acordo com o comunicado divulgado pela diretoria da instituição após a reunião, a decisão foi tomada por unanimidade. O texto diz que a avaliação é de que a inflação está em nível adequado e de acordo com o atual ciclo econômico.
Meta de inflação
A previsão do BC é de que a inflação fique dentro da meta, que é um Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 4,5%. Esse valor, no entanto, pode variar entre 3% e 6%. Se ficar entre esses dois percentuais, será considerado como dentro da meta perseguida no ano.
A matéria fala sobre a taxa básica de juros. Entendendo a importância desta notícia. Faça uma pesquisa no seu material e na internet para responder as seguintes questões:
a) Quem é o responsável pela política de juros dentro da CMN e quais as outras atribuições deste órgão.
b) Porque a redução ou aumento da taxa básica de Juros (Selic) é tão importante para nós?
Respostas
respondido por:
10
a. O responsável pela política de juros dentro da CMN é o Banco Central, cujas atribuições são o controle da inflação, da política de juros, emissão de papel-moeda, serviços do meio circulante, regular instituições bancárias, exercer controle de crédito, entre outras.
b. A redução ou aumento da taxa básica de Juros (Selic) é tão importante para nós porque é uma forma de influenciar diretamente o consumo no país, aumentando ou diminuindo.
Quando os juros estão mais altos por causa da elevação da Selic, então a população consome menos, enquanto que quando a Selic baixa, as pessoas consomem mais.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás